CURSO

Informações Gerais

Curso: Licenciatura em Letras: Português e Inglês
Duração do Curso: 4 anos
Modalidade: Presencial com 20% dos conteúdos em EAD
Público Alvo: Egressos do Ensino Médio e Portadores de Curso Superior

Apresentação

Dada a complexidade própria da linguagem humana e sua constante transformação histórico-social, repensar o ensino de línguas, redimensionando seus objetivos e metas diante das exigências atuais, institui um novo modo de pensar e agir na formação de professores.

A organização curricular do curso busca capacitar o licenciando para compreender, questionar e ler criticamente não apenas os textos verbais, literários e não-literários, mas também aqueles que envolvem outras linguagens e tecnologias. A área de Letras, abrigada nas ciências humanas, põe em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas. Assim sendo, é importante e fundamental que os conteúdos básicos do curso, além de se pautarem nos estudos linguísticos e literários, também promovam a articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, para que o estudante adquira competências e habilidades necessárias para sua formação e ação futura enquanto educador.

Perfil do Egresso

Espera-se que o profissional graduado em Letras egresso do IMES-Catanduva tenha:

  • Domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de funcionamento, estrutura e manifestações culturais;
  • Consciência das variedades linguísticas e culturais;
  • Capacidade de refletir teoricamente sobre a linguagem, fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação como processo contínuo, autônomo e permanente;
  • Capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários;
  • Capacidade para construir conhecimento, valorizando a pesquisa e extensão;
  • Capacidade para acessar fontes nacionais e internacionais de pesquisa;
  • Domínio de dinâmicas pedagógicas que contribuem para o exercício profissional do magistério, por meio de visão ampla do processo formativo;
  • Uso e domínio das tecnologias da informação;
  • Condições para criar espaços para reflexão crítica sobre os usos das diferentes linguagens.

Objetivos do Curso

São objetivos do curso:

  • preparar o acadêmico para que, através do acesso ao conhecimento, bem como da construção desse conhecimento, possa estabelecer uma base profissional sólida;
  • proporcionar condições ao acadêmico de desenvolver seus potenciais intelectual, emotivo e criativo, tornando-o capaz de interagir criticamente em sua profissão, através da linguagem verbal, tanto oral quanto escrita;
  • preparar profissionais aptos a refletirem, crítica e teoricamente, sobre os ensinos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e respectivas Literaturas, tornando-se competentes na(s) sua(s) área(s) de atuação, para que sua prática contribua para a melhoria da educação no contexto em que estão inseridos;
  • preparar profissionais capazes de atuarem como multiplicadores de uma prática eficiente que possibilite formar sujeitos críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros;
  • preparar profissionais para o uso da prática como integrante dos conteúdos curriculares

 Organização Curricular

Em consonância com a Deliberação CEESP 111/2012, o PPC o curso de Letras possui uma estrutura curricular com 3200 horas, assim distribuídas:

I – 200 horas dedicadas a revisão de conteúdos curriculares, Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação e Comunicação;

II – 2.400 horas dedicadas ao estudo de conteúdos específicos e dos conhecimentos pedagógicos, assim distribuídas:

a- 960 horas de conhecimentos didático-pedagógicos, fundamentos da educação e metodologias ou práticas de ensino;

b- 1040 horas de conteúdos específicos da licenciatura;

c- 400 horas de prática como componente curricular a serem articuladas nos conhecimentos específicos e pedagógicos;

III – 400 horas de Estágio Supervisionado;

IV – 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento, dedicadas, preferencialmente, à temática de inclusão, estudo dos direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.